O Banco tem como missão dinamizar uma plataforma de negócio de banca de investimento entre Portugal, Espanha e África Lusófona, nas suas diferentes áreas de negócio, oferecendo aos seus Clientes um serviço financeiro integrado, assente em valores de integridade, responsabilidade, rigor e transparência, com dimensão internacional.
Esta é uma missão horizontal às diferentes áreas de produto, project e structured finance, intermediação financeira, corporate finance - assessoria, mercado de capitais - dívida e ações, acompanhamento de empresas, research, área financeira e de estruturação e capital de risco.
O Banco oferece aos seus Clientes a possibilidade de usufruírem dos seus serviços em diferentes localizações geográficas e as equipas do CaixaBI estão preparadas para os apoiar nas transações cross-border mais complexas.
É ambição do CaixaBI proporcionar uma oferta de serviços financeiros que se distinga pelos seus elevados padrões de qualidade, rigor e eficiência, e que vá ao encontro das necessidades dos seus Clientes, conferindo-lhes vantagens competitivas.
O CaixaBI partilha da visão definida para a CGD, contribuindo para o estabelecimento do Grupo CGD como um grupo financeiro de referência no sistema financeiro e líder no setor bancário em Portugal, que se pauta em permanência por potenciar as suas vantagens competitivas e garantir níveis de solidez, rendibilidade, serviço e eficiência em linha com as melhores práticas do setor bancário europeu. Para tal, a sua atividade e conduta deverão pautar-se pelos valores fundamentais partilhados com a CGD, ou seja:
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Confiança, garantindo a segurança dos depositantes, promovendo uma relação de longo prazo com os clientes e privilegiando a sua fidelização, através de um serviço de elevada qualidade e de uma oferta de produtos adequada ao seu perfil de risco e reforçando a estabilidade e solidez financeira da instituição;
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Rendibilidade, assegurando uma remuneração adequada dos capitais, com base na sustentabilidade do modelo de negócio e numa gestão eficaz e rigorosa;
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Transparência, prestando serviços e comunicando externa e internamente, de forma verdadeira, clara e objetiva;
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Integridade, cumprindo escrupulosamente as disposições legais, regulamentares e contratuais, respeitando os valores éticos e obedecendo às normas de conduta em vigor;
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Profissionalismo, de modo a prestar o melhor serviço aos clientes e a estabelecer relações com todos os stakeholders, com elevada competência técnica, rigor e diligência;
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Proximidade, através do recurso às novas tecnologias, que garantam uma oferta inovadora, diversificada e acessível;
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Responsabilidade, perante os clientes, investidores e a sociedade;
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Cultura de risco e rigor, assegurando o cumprimento das melhores práticas na gestão do risco, reforçando a confiança dos clientes, do mercado e dos acionistas mediante uma adequada gestão do seu balanço;
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Inovação, numa lógica de resposta à evolução das expetativas e preferências dos clientes.
Os objetivos estratégicos definidos pelo CaixaBI incluem:
- Posicionar-se como um prestador de serviços por excelência.
- Prestar assessoria em processos de reorganização de passivos de clientes onde se registam níveis de envolvimento relevantes a nível consolidado do Grupo CGD, visando prevenir situações de incumprimento e minimizar os respetivos impactos.
- Em estreita colaboração com as demais unidades do Grupo CGD, apoiar o crescimento do negócio dos clientes do Grupo, tanto no mercado nacional como nas suas estratégias de internacionalização para mercados onde o Grupo já tem uma presença importante, oferecendo aos clientes um portefólio de serviços abrangente, diversificado, de elevado valor acrescentado e beneficiando de um conhecimento privilegiado dos mercados locais.
- Investir no relacionamento empresarial português que tenha como polo dinamizador qualquer das geografias onde o Grupo CGD esteja presente.
Informação sobre a elaboração anual de um plano de atividades
O CaixaBI desenvolve anualmente um processo de planeamento inserido no seu Plano de Atividades e Orçamento e que tem como propósito a quantificação dos objetivos estratégicos aplicados às suas unidades de negócio para o médio prazo.
Para acompanhar a execução do plano aprovado, encontra-se implementado um sistema de informação de gestão, composto por um vasto conjunto de relatórios periódicos sobre as diversas áreas de atividade.